segunda-feira, 17 de julho de 2017

Reflexões de uma Caloura

       Quando chega o final da formatura do 3° ano e você está lá de frente para toda a sua família e amigos, finalmente cai a ficha: "não sou estudante, não sou universitária, sou uma desempregada". Esse mês de férias é, na verdade, um mês de constante dúvida e ansiedade até o fatídico dia em que saem as notas dos vestibulares. Parece que estou sendo negativa, mas a verdade é que todos nós passamos o terceiro ano inteiro pensando em como será o ano seguinte, o que faremos, onde estaremos.... E quando esse ano finalmente chega, vemos que as coisas simplesmente acontecem. A minha vida tomou o rumo contrário do que eu planejei, porém não poderia ter sido mais perfeito se eu tivesse planejado.
       Faculdade é mesmo muito diferente da escola, porém não é pra se desesperar. Eu curso Odontologia, é um curso integral e, assim como a maioria dos cursos na área da saúde, é pesado. Porém o gostinho de estar estudando algo pelo que você se interessa torna tudo mais fácil. Demora um pouco até a gente perceber que cada matéria/professor tem uma forma de cobrança e aprendizagem. Não se estuda pra bioquímica da mesma forma que se estuda anatomia, por exemplo. Isso foi algo que eu demorei um pouquinho pra me acostumar.
       Quando eu estava no colégio tinha muito medo de não conseguir encontrar amigos como os que eu tinha. Sempre fui do tipo que tem um grupinho seleto de amigos, e foi com este grupinho que passei meu ensino fundamental e médio. Além disso eu era bem timidazinha, mas isso sumiu graças as longas e intermináveis férias, na qual decidi fazer novas amizades, e assim que cheguei na faculdade conheci milhões de pessoas diferentes e no primeiro mês já tinha formado um grupinho que já considero amigos de verdade. Mas lembre-se, as pessoas novas que entrarem na sua vida terão um lugar pra elas no seu coração, não substituirão as antigas.
       Manter as amizades antigas não é a parte difícil, a parte quase impossível é manter o convívio. Agora são outras pessoas que você vê todos os dias pela manhã e, querendo ou não, o convívio que você tinha com seus amigos de escola será quase impossível de manter. Mas isso não estraga a amizade. Não conseguimos nos encontrar sempre, mas quando encontro alguns amigos é como se nada tivesse mudado, e o bom de ficarmos tanto tempo longe é que sempre tem bastante assunto pra por em dia.
       Todos os professores sempre diziam que ao entrar na faculdade nós mudaríamos muuito. Realmente, não só eu, mas todos aqueles meus amigos do tal grupinho seleto mudamos muito. Porém ainda somos os mesmos. Apenas uma versão potencializada do que já eramos, entende? Por que no final acho que é isso que o tempo faz. Nos ajuda a ser o melhor que podemos ser, sem deixar que nos percamos de nós mesmos no caminho.
       Se me perguntarem um conselho para os formandos do ensino médio, eu diria "confie". Não só em si mesmo, mas também em Deus. Dê o seu melhor, mas também não esqueça de aproveitar ao máximo os seus amigos enquanto vocês estão na escola, por que querendo ou não o tempo passa, e tudo vai mudar. Mas isso é bom!! Imagina ir pra faculdade, ou pra onde quer que você queira ir, e continuar com a mesma cabeça de quando você estava na escola! 
       Pra você que está no 3° ano, não olhe para 2018 com medo, e sim com curiosidade. Você tem um mar de possibilidades a sua frente! 2018 será para você um ano de descobertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário